Currículo Lattes CNPq – Saiba como Fazer, Atualizar, Buscar Currículo

O Currículo Lattes é um currículo produzido e arquivado na plataforma Lattes, um banco de dados de currículos acadêmicos administrado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A instituição apostou na criação de um banco de dados próprio devido ao alto volume de currículos registrados na instituição à época. Dessa maneira, o Lattes acabou se tornando a plataforma padrão para o registro do currículo de professores, pesquisadores e estudantes acadêmicos.

No lattes currículo é possível visualizar:

  • Publicações científicas;
  • Estudos;
  • Quantos idiomas falam;
  • Experiência profissional;
  • Formação;
  • Prêmios;
  • Trajetória do acadêmico.

A seguir mostraremos mais informações sobre o currículo Lattes CNPq e daremos dicas bem práticas sobre como criar um utilizando a plataforma. Confira!

O que é Currículo Lattes?

O currículo Lattes é, a grosso modo, um currículo para pesquisadores, estudantes, professores e acadêmicos no geral. Diferente do currículo vitae, mais utilizado pelos profissionais do mercado de trabalho, o Lattes possui mais volume, possuindo até 10 páginas com projetos, realizações, prêmios e outras informações sobre a trajetória acadêmica de uma pessoa.

Currículo Lattes

Conheça um pouco mais desse tipo de currículo:


Criação: O currículo Lattes surgiu no ano de 1999, mas antes disso a CNPq já contava com cerca de 30 mil currículos cadastrados em sua base de dados.


Desenvolvimento: Com o tempo, a plataforma passou por um aperfeiçoamento realizado por acadêmicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Nessa data, a plataforma ganhou projeção e a partir de então passou a ser o modelo padrão para currículos acadêmicos.


Características: O que caracteriza o currículo Lattes é a sua abundância de informações, além da amplitude e da confiança dos dados ali presente. Essa abundância se deve ao fato de que o currículo abriga mais informações sobre o acadêmico, revelando sua verdadeira trajetória desde a sua formação no Ensino Superior e todas as suas contribuições em seu meio.

Além de, é claro, ressaltar todas as habilidade, capacidades, prêmios e realizações do acadêmico em si.


Fazer um currículo Lattes é simples, pois o acesso à plataforma CNPq é bastante flexível. Para quem deseja conhecer um modelo desse tipo de currículo, basta acessar a plataforma e realizar uma pesquisa simples.

Para começar, você pode utilizar algum professor de sua universidade como exemplo. Analise o seu currículo Lattes para ter uma ideia de como o documento é organizado (e, claro, para prestigiar os feitos do acadêmico também!).

Como fazer Currículo Lattes?

Para fazer um currículo Lattes é muito simples, bastando acessar a plataforma e clicar na opção de cadastro. No entanto, devido ao grande volume de informações, é importante preencher os campos com bastante atenção para não deixar de fora nenhum dado importante.

Currículo Lattes

Deve ser incluído os dados profissionais e profissionais, além das informações relacionadas a sua formação acadêmia de uma forma ampla.

A seguir mostraremos um passo a passo com todas as dicas para você criar o seu currículo sem medo de errar. Confira:

Currículo Lattes


Passo 01. Entre no site do Lattes clicando aqui (lattes.cnpq.br).


Passo 02. Apresentação. O texto pode ser inserido manualmente ou automaticamente pela plataforma, de acordo com as informações fornecidas. Aqui é indicado resumir sua experiência, ressaltando suas contribuições e interesses.

O que deve ser inserido:

  • Informações do autor
  • Endereço profissional
  • Resumo da formação
  • Idiomas e nível de fluência

Passo 03. Formação acadêmia. Além das informações sobre a graduação, aqui deverá ser inserido formações complementares, como cursos realizados fora da universidade. É importante destacar as informações mais importantes.

O que deve ser inserido:

  • Formação acadêmica
  • Níveis de titulação
  • Instituições e datas
  • Cursos complementares

Passo 04. Experiência profissional. Aqui deverá ser inserido as participações em pesquisas/estudos além dos seus maiores interesses como acadêmico. Pode ser incluído o tema do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e outros assuntos interessantes para você.

O que deve ser inserido:

  • Pesquisas realizadas e temas de interesses
  • Atuação como membro de corpo editorial
  • Participação como revisor de periódicos
  • Detalhes sobre a área de atuação acadêmica

Passo 05. Prêmios e títulos. Quem recebeu algum prêmio ou títulos pelo trabalho/pesquisa realizado, terá um espaço para ressaltá-las. Nessa área deverá ser informado recebimentos e indicações para prêmios.

O que deve ser inserido:

  • Projetos premiados de iniciação científica
  • Destaques em feiras ligadas à pesquisa
  • Prêmios recebidos em sua área de atuação
  • Indicações e prêmios de iniciação científica

Se essa é a primeira vez que você está criando um currículo Lattes CNPq, saiba que não é preciso preencher – obrigatoriamente – todos os campos. Mas quanto mais informações você possuir, melhor e mais prestigiado será o seu currículo.

Como Atualizar?

Para atualizar currículo Lattes é muito simples.

Currículo Lattes

Você precisará fazer o login e acessar o seu perfil para a partir daí editá-lo e inserir novas informações. Caso tenha dúvidas, siga o passo a passo abaixo:

Currículo Lattes


Passo 01: Acesse a plataforma e inserir as suas informações de acesso.


Passo 02: Uma vez logado dentro da plataforma, clique para editar o seu currículo e atualize as informações que desejar.


Passo 03: Depois de preencher as novas informações, clique em atualizar.


Dentro de poucos segundos/minutos as novas informações serão adicionadas em seu currículo Lattes.

Como buscar Currículo Lattes?

Todos os currículos cadastrados na plataforma são públicos. Ou seja, qualquer pessoa interessada poderá acessar a plataforma e pesquisar os currículos ali arquivos.

Currículo Lattes

Se você deseja aprender como buscar Currículo Lattes, confira as dicas a seguir:

Currículo Lattes


Passo 01. Acesse o site do Lattes clicando aqui (http://lattes.cnpq.br/). Assim que a página carregar, clique em “buscar currículo” localizado no menu direito.


Passo 02. A seguir você poderá o nome do autor ou o assunto que deseja buscar. Abaixo há 10 tipos de filtros que poderão ser utilizados para refinar a sua busca. Depois de inserir todas as informações, clique em buscar.


Passo 03. Pronto! Aparecerá uma lista de currículos Lattes de acordo com as informações inseridas na busca.


O Currículo Lattes, diferente do currículo Vitae, é o documento destinado para profissionais, pesquisadores e estudantes acadêmicos. A plataforma possui um padrão que é reconhecido e elogiado em vários países.

Uma curiosidade interessante sobre o nome: a plataforma recebeu esse nome graças a César Lattes, físico brasileiro que foi co-autor da descoberta do méson pi. É considerado um dos cientistas brasileiro mais ilustres da história do Brasil, sendo conhecimento como um dos maiores físicos do século 20.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário!